Início

Discursos sobre os Universos Coreográficos

As Técnicas e a Expressividade

Observar / Apreciar

Espaço

Tempo

Corpo

Relações

Dinâmicas

Desempenhar / Interpretar

Construir / Criar

Da Improvisação à Composição

Fruição – Contemplação  |   Interpretação – Reflexão | Experimentação – Criação

A área da Dança pressupõe uma prática sistemática, progressiva e gradual, de modo a promover um desenvolvimento de capacidades individuais e coletivas. Assim, nesta proposta, estruturaram-se três eixos interdependentes: Fruição – Contemplação; Interpretação – Reflexão; Experimentação – Criação.

  Fruição – Contemplação

Apreciação estética e artística, através do desenvolvimento dos processos de observação, descrição, análise, síntese e juízo crítico, de uma forma sistemática, organizada e globalizante, através do contacto com diferentes universos coreográficos.

Interpretação – Reflexão

Desenvolvimento das capacidades de expressão, comunicação e criatividade e a apropriação de conhecimentos da linguagem elementar da dança e da sua compreensão no contexto.

  Experimentação – Criação

Pretende-se que a criança, nas suas explorações e atividades expressivas, vá integrando intencionalmente materiais, meios, técnicas e conhecimentos que lhe proporcionem ocasiões de resolução de problemas.

Dimensões

■  Discursos sobre os Universos Coreográficos

Procura-se desenvolver as capacidades para a construção de um discurso sobre o que se sente e se transmite partindo das vivências e descobertas de cada criança/aluno (observar/apreciar).

■  As Técnicas e a Expressividade

Visam a aprendizagem dos saberes de técnicas de dança para que a criança possa identificar e interpretar, com um vocabulário específico e adequado, conceitos, personagens e temáticas (desempenhar/interpretar).

■  Da Improvisação à Composição

Pretende-se despoletar uma (re) invenção de soluções para a criação de novas possibilidades (construir/criar).

Este site foi otimizado para os seguintes browsers e versões superiores: Firefox 11 para Mac OS e Windows | Internet Explorer 10 para Windows | Apple Safari 5 para Mac OS | Chrome para Mac OS e Windows