D

ança em Contexto Escolar

O Subprograma «Dança em Contexto Escolar» visa o desenvolvimento de ações que estimulem o ensino, a aprendizagem, a prática e a fruição da Dança, tendo como principais objetivos proporcionar o contacto com metodologias e técnicas adequadas ao desenvolvimento dos alunos e potenciar o desenvolvimento das capacidades dos docentes para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem da dança em contexto escolar, no 1º ciclo do Ensino Básico, iniciado com a implementação do Programa de Educação Artística (PEEA);

«Após ficarem deslumbrados com uma pequena visita guiada ao Teatro Nacional de S. Carlos, tiveram oportunidade de assistir, nos Estúdios Vítor Córdon, ao espetáculo “Contos do Abstrato” interpretado por bailarinos da Companhia Nacional de Bailado.

A seguir ao espetáculo, e após um espaço de tempo em que puderam dialogar com os artistas, foram convidados a trocar de lugar com os mesmos e a participarem numa Workshop dinamizada por uma das bailarinas.»

Alunos do 1º ano da EB! António Torrado-AE Matilde Rosa Araújo.

Dança Passo a Passo

 

O subprograma Dança Passo a Passo envolveu 2 docentes e 48 alunos das turmas A e B do 1º ano da Escola Básica António Torrado, do Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo de Cascais. Nas sessões com a coreógrafa (Catarina Câmara), a turma A foi sempre executante e a turma B, essencialmente, observadora. Nas sessões intermédias, da responsabilidade das duas professoras titulares de turma (Elisabete Resende e Sofia Castanho) as turmas funcionaram em conjunto ou trocaram de funções (A-observadora e B- executante). No âmbito deste subprograma ambas as turmas foram selecionadas para uma visita ao Teatro Nacional de S. Carlos e a participar na PAD “Contos do Abstrato” , no dia 23 de fevereiro de 2017, nos Estúdios Vitor Córdon da Companhia Nacional de Bailado. No dia 29 de maio a turma A fez uma apresentação pública ilustrativa do trabalho realizado, ao longo do ano, à comunidade educativa, no espaço da Sociedade 1º Maio, que também disponibilizou o espaço para todas as sessões com captação de imagens.

Racnad - Dançar ao Contrário

 

O subprograma Racnad-Dançar ao Contrário envolveu 34 docentes e 750 alunos de turmas do 4º ano de Agrupamentos de Escolas de Vila Franca de Xira (Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes, Póvoa Santa Iria, Alves Redol, Prof. Reynaldo dos Santos, Forte da Casa, Póvoa de Santa Iria e Pedro Jacques Magalhães). As sessões de dança foram dadas por professoras da Sociedade Euterpe Alhandrense/Conservatório Silva Marques. As sessões com captação de imagens foram realizadas com a turma 4B5 (Professora Ilda  Martins) da Escola Básica da Malva Rosa do AE Pedro Jacques de Magalhães e ministradas pela professora Mariana Aguiar. No âmbito deste subprograma várias turmas destes Agrupamentos de Escolas foram selecionadas para uma visita ao Teatro Nacional de S. Carlos e a participar em várias PAD nos Estúdios Vítor Córdon da Companhia Nacional de Bailado.  No dia 1 de junho, as turmas envolvidas no subprograma participaram numa apresentação pública ilustrativa do trabalho realizado, ao longo do ano, à comunidade educativa, no espaço da Sociedade Euterpe Alhandrense, onde também foi possível visitar uma exposição montada pelos professores e alunos envolvidos.

Este site foi otimizado para os seguintes browsers e versões superiores: Firefox 11 para Mac OS e Windows | Internet Explorer 10 para Windows | Apple Safari 5 para Mac OS | Chrome para Mac OS e Windows