Início

E

nquadramento

A formação na área da Dança, no contexto do Programa de Educação Estética e Artística, visa facilitar o desenvolvimento dessa área, por parte dos educadores e professores do 1º ciclo do Ensino Básico, nos seus contextos educativos. Considerando o leque alargado de faixas etárias a contemplar e a grande diversidade existente na formação inicial dos docentes envolvidos, relativamente à dança, procurou encontrar-se uma linha de orientação que sirva os seguintes objetivos gerais:

  Desenvolver as capacidades dos docentes para aplicação das orientações curriculares na área da dança;

  Proporcionar o contacto com metodologias e técnicas adequadas à idade e ao desenvolvimento dos alunos;

  Promover a autonomia em termos de escolha de estratégias, atividades e recursos adequados à idade e ao desenvolvimento dos alunos;

  Potenciar ações que estimulem o ensino e a prática da Dança.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM CONTEÚDOS
• Aprofundar conhecimentos facilitadores do desenvolvimento e aplicação das orientações curriculares para a Dança na Educação Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico.
• Dança em contexto educativo;
• Benefícios da dança (emocional, social, cultural e criativo);
• Fases da aula (Inicial, Fundamental, Final);
• Laban e a análise do movimento.
• Reconhecer e identificar os materiais coreográficos – corpo, espaço, tempo, dinâmica e relações;
• Desenvolver o sentido rítmico e a relação do corpo com o espaço e com os outros;
• Explorar movimentos do corpo experimentando várias dinâmicas;
• Conhecer vocabulário específico da dança;
• Desenvolver a capacidade criativa através da exploração e improvisação de movimentos;
• Estimular a capacidade criativa através da construção, criação e recriação de pequenas frases e sequências de movimento
• Materiais coreográficos – Corpo, Espaço, Tempo, Dinâmica e Relações:
- Corpo: Noção Corporal-Mapa, ações motoras, movimentos locomotores e não locomotores, transposições de peso, corpo físico, corpo expressivo;
- Espaço: Planos, direções, níveis, volumes, trajetórias, simetria/assimetria;
- Tempo: Frase, ritmo, duração, pausa, aceleração, desaceleração;
- Dinâmica: Fluência, acentuação, peso, contrastes, ênfase;
- Relações: Colaboração, oposição, dois a dois, com objetos, grupal.
• Criatividade-Improvisação (sem a preocupação de reprodução); Composição (para posterior repetição/reprodução).
• Promover a autonomia na seleção de atividades, estratégias e recursos adequados às crianças do Pré‐escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico;
• Fomentar a apreciação de peças de dança do património artístico.
• Estímulos (auditivos, visuais, temáticos, táteis, cinestésicos) *;
• Observação (diversas formas de dança, em diferentes contextos *);
• Sentido estético.

* Consultar secção dos materiais: Formação > Dança > Materiais

Este site foi otimizado para os seguintes browsers e versões superiores: Firefox 11 para Mac OS e Windows | Internet Explorer 10 para Windows | Apple Safari 5 para Mac OS | Chrome para Mac OS e Windows