L

ittleShadow

  Laboratório de Atividades Criativas | LAC

  Sessões de filmes de animação

  Espetáculo

Laboratório de Atividades Criativas

O Laboratório de Atividades Criativas (LAC) "(Des)conhecer na Sombra", que este ano se baseou no livro de Rui Paiva "Se o mundo é redondo, o pensamento é ao quadrado",  integra três experiências artísticas em várias áreas, numa relação de descoberta entre o corpo e a sombra:

  Artes Plásticas

  Teatro

  Imagem / Fotografia

O LAC tem como objetivo a experimentação e o contacto directo com as diferentes vertentes da criação artística, onde os alunos do 1º e 2º ciclos intervêm na sua qualidade de espetadores-participantes com as propostas dos artistas convidados. Estas atividades decorrem num sistema rotativo, de forma a que os alunos tenham variadas e intensas experiências num curto espaço de tempo; o principal desafio é a descoberta de alguns espaços do Teatro São Luiz e do Museu da Marioneta, menos visíveis para o público.

Dripped

Léo Verrier

9’ | 2010 | França

Fascinado por quadros, Jack vasculha os museus durante todo o dia. Ele rouba os quadros e esconde-os em casa para… comê-los! Estas obras são o seu alimento e colocam-no em puro êxtase quando os mastiga. Mas quanto mais quadros come, mais escassos se tornam.

Dip N’ Dance

Hugo Cierzniak

7’ | 2013 | França

Um homem que adora que os seus robôs lhe obedeçam a cada ordem, vai descobrindo musicalmente, que as coisas que possuímos acabam por nos possuir.

Desire

Scott Thierauf

10’ | 2009 | EUA

Um pequeno robô nasce e parte para o mundo, realizando, feliz, as suas simples tarefas. De repente, de uma forma pequena, mas profunda, o mundo que ele conhece muda. Segue-se uma espiral de ciúme, ressentimento e desejo desenfreado.

Merry go Round

Nicolas Athané, Brice Chevillard, Alexis Liddell, Françoise Losito & Mai Nguyen

4’ | 2009 | França

Um carrossel mágico leva uma pequena rapariga numa viagem marítima de uma vida.

Sessões de Filmes de Animação

As sessões de filmes de animação integram filmes cuidadosamente selecionados para as faixas etárias do pré-escolar ao 2º ciclo. O filme de animação é o género ideal para garantir a curiosidade dos alunos mais novos. A seleção apresenta filmes internacionais centrados na representação do corpo através da dança.

Para os alunos do 3º ciclo e do secundário, o "InShadow" propõe filmes de vídeo-dança e documentários que facilitam um primeiro contacto com a temática. O Festival pretende, através do visionamento e análise dos filmes, contribuir para o aprofundamento do sentido crítico das crianças e jovens. No final da sessão há sempre uma conversa com os alunos.

Espetáculo

O “LittleShadow” termina com um espetáculo transdisciplinar no qual a interação entre a dança e a animação vídeo possibilitam um diálogo entre o “mundo real” e o “virtual”. Os cenários do espetáculo estão em constante mutação e nada é o que parece. No final proporciona-se uma conversa com os artistas.

Em 2013 o "LittleShadow" apresentou o espetáculo "Amagatall", da Companhia La Coja Dansa. Este ano, o espetáculo apresentado foi "Muualla/Elsewhere", uma performance inovadora que reúne animação, teatro e circo, e que nasceu da colaboração entre o arquiteto /animador Tuula Jeker e a coreógrafa / acrobata finlandesa Ilona Jantti. Os desenhos gráficos e animados de Jeker servem de pano de fundo interativo aos movimentos de Janti nas cordas.

Para os alunos das escolas de Lisboa e Odivelas que participaram nos LAC e assistiram ao espetáculo foi ainda criado o concurso "De que é feita a tua Sombra?" ("mostra-nos a tua sombra, o seu material e cor, ou até a sua alma, através de um desenho ou uma frase /slogan curta"), que contou com o apoio da empresa Science4you.

No âmbito da parceria com a EEA participaram na última edição do "LittleShadow" os alunos do Agrupamento de Escolas Pedro Alexandrino de Odivelas e do Agrupamento de Escolas Francisco Arruda de Lisboa. Na secção "LittleShadow" participam mais de 650 crianças nas 3 atividades diferentes – espetáculo, filmes de animação e Laboratório Atividades Criativas.

Documentos:

Este site foi otimizado para os seguintes browsers e versões superiores: Firefox 11 para Mac OS e Windows | Internet Explorer 10 para Windows | Apple Safari 5 para Mac OS | Chrome para Mac OS e Windows