Início

I

nstituições Culturais

As instituições culturais encerram em si um conjunto de manifestações da experiência humana, nas suas diferentes expressões e significados. Ao pretender que as crianças, desde cedo, tomem contacto com diferentes instituições culturais, poder-se-á permitir diferentes formas de ler o Mundo, de o conhecer, de o comunicar e de o questionar.

Parte-se do pressuposto que a Educação Artística deve privilegiar este acesso, visto os saberes que as várias Instituições Culturais proporcionam permitirem um cruzamento com outros saberes e outros valores, assumindo-se como "livros de leitura" de outros "Mundos Possíveis".

Neste contexto, poder-se-ão, assim, reconhecer neste processo  relações  entre a Escola e as Instituições Culturais, funções simbólicas, expressivas, comunicativas e cognitivas, propondo uma visão integradora e relacional dos pressupostos estéticos e educativos, procurando as condições necessárias para que a produção cultural não seja privilégio dos que produzem e disponibilizam a cultura, mas um direito de todos (Aguirre, 2000). Ganha, assim, particular importância na ampliação do acesso à fruição dos bens e serviços culturais, favorecendo a aquisição dos conhecimentos básicos que permitem fruir a cultura, ao longo da vida, de um modo significativo.

A interdependência entre os sistemas – cultural e educativo – pela natureza formativa que desempenham no indivíduo enquanto pessoa, e no conjunto de indivíduos enquanto comunidade de cidadãos, implica uma articulação de ações no plano prático, reconhecendo as artes como um campo do conhecimento e os saberes culturais como um elemento estratégico para qualificação do processo cultural e educativo.

«É uma oportunidade única, conseguir levar tantos alunos, como levámos desta vez, a participar neste tipo de atividade, porque para a maioria (…) é mesmo uma primeira experiência; uma experiência que vai ficar nas nossas memórias (...) Promover a educação cultural e artística é uma obrigação que a Escola (…) deve ter.»

 

[Professor Nuno Santos, Diretor do Agrupamento de Escolas de Vialonga]

Este site foi otimizado para os seguintes browsers e versões superiores: Firefox 11 para Mac OS e Windows | Internet Explorer 10 para Windows | Apple Safari 5 para Mac OS | Chrome para Mac OS e Windows