Início

A

tividades

No PEEA, sugere-se que as atividades de Educação Musical, na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, poderão ter por pontos de partida quatro áreas: as Canções, com e sem palavras, os Dizeres Rítmicos, com ou sem palavras, o Movimento, associado ou não à audição, e a Escuta Orientada, espaço de descoberta e de compreensão das peças musicais, sejam elas “eruditas”, “populares” ou do “mundo”.

  Canções

Podem ser:

  • Recursos para desenvolver conteúdos, como por exemplo, os modos (maior/menor), pulsação andamento, métrica (binária/ternária), ritmo, dinâmica (fraco, meio forte, forte, crescendo e diminuendo), forma (elementos repetitivos, ostinato, formas AB e ABA, cânones) e capacidades, designadamente, coordenar a respiração e o movimento, cantar, imitar células tonais e melódicas, entre outras.
  • Base para propostas de criação musical, nomeadamente, elaboração de novas letras para melodias já conhecidos ou composição de melodias para letras trabalhadas ou construção de canções originais.

  Dizeres Rítmicos

Podem ser:

  • Recursos para desenvolver conteúdos, nomeadamente, pulsação andamento, métrica (binária/ternária), ritmo, dinâmica (fraco, meio forte, forte, crescendo e diminuendo), forma (elementos repetitivos, ostinato, formas AB e ABA, cânones) e capacidades, nomeadamente, coordenar a respiração e o movimento, imitar motivos, frases e peças rítmicas a partir de um modelo.
  • Possíveis propostas de criação musical, sendo base para elaboração de novas letras para ritmos já conhecidos ou composição de ritmos para letras trabalhadas, ou construção de dizeres rítmicos originais.

  Movimento

  • O Movimento é uma constante nas nossas atividades, porque a música serve-se de todo o corpo para a interpretarmos/criarmos. Através dele percebemos a pulsação, a divisão, a métrica e a frase rítmica/melódica. Ao trabalharmos esta área musical, desenvolvemos a nossa coordenação e a capacidade de nos relacionarmos com os outros. Também pode ser um recurso e um meio para a criação musical.

  Escuta Orientada

  • Neste âmbito, escutamos o que nos rodeia e o que nós próprios fazemos, adaptando/alterando o nosso comportamento musical, a nossa perceção, a nossa perspetiva. Mas também é uma possibilidade para sentirmos/compreendermos/aprendermos música/peças musicais.

Este site foi otimizado para os seguintes browsers e versões superiores: Firefox 11 para Mac OS e Windows | Internet Explorer 10 para Windows | Apple Safari 5 para Mac OS | Chrome para Mac OS e Windows