R

esidências Artísticas

O projeto teve início no ano letivo 2016-2017 com uma experiência-piloto que decorreu em maio de 2017 na Escola Básica de Caxinas do AE Frei João, em Vila do Conde com o contrabaixista Duncan Fox.

É o resultado de uma proximidade entre as duas instituições, que ao longo do tempo se foi construindo, através do PEEA.

O vídeo “Caxinas 2017” mostra um pouco do vastíssimo trabalho que o músico Duncan Fox, professores, crianças e famílias desenvolveram.

Feito de partilhas e de cumplicidades, o projeto foi discutido passo a passo com os professores/as e os alunos envolvidos, para que, pudessem criar a sua própria música.

«(...) Foram à praia “apanhar sons”, aprenderam a letra da “Nau Catrineta” de Francisco de Lacerda, ao mesmo tempo que estudavam e discutiam a História Trágico-Marítima de Jorge Albuquerque, num cruzamento de saberes, sem que a música deixasse de valer por si mesma.

 

E, num entusiasmo incessante pintaram, leram, escreveram, ouviram, tocaram, cantaram, e foram aprendendo a dominar as técnicas básicas da composição, de forma a possibilitar a experimentação musical.

 

Construíram instrumentos não convencionais e experimentaram os sons com variadíssimos instrumentos, foram construindo as suas experiências sonoras e trabalhando, de uma forma gradual, os conceitos musicais. (...)»

Excerto do texto de apresentação do vídeo «Caxinas 2017», apresentado na cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação entre o OPArt, organismo de produção artística, E.P.E. e a Direção-Geral da Educação de 17 de novembro de 2017 no Teatro Nacional de São Carlos.

Residências Artísticas 2018-2019

Depois dos excelentes resultados obtidos com a experiência-piloto, o programa Residências Artísticas 2017-2018, estende-se a cinco Agrupamentos de Escolas nas regiões Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve – entre janeiro e junho de 2018. Para estas residências foram desafiados a percussionista Elisabeth Davis, o fagotista David Harrison e novamente Duncan Fox, todos músicos profissionais do Teatro Nacional de São Carlos.

REGIÃO AE ALUNOS MÚSICO CONVIDADO CALENDARIZAÇÃO SINOPSE
ALGARVE AE Padre João Coelho Cabanita – Loulé 4º ano
20 alunos
Duncan Fox 19 a 23 de março Tendo por mote a obra Pássaro de Fogo de Stravinsky serão aprendidas melodias e figuras de acompanhamento da mesma obra (tocadas e cantadas). Através de técnicas que o compositor utiliza, os alunos vão depois aplicar no trabalho criativo
ALENTEJO AE de Sines 2º ano
19 alunos
Elizabeth Davis 5 a 9 de março Construção de uma composição musical que envolve dança, representação e sombras a partir de Ramayana (versão indonésia) - O Rapto e Resgate de Sita: uma história de amor
CENTRO AE Infante D. Henrique – Viseu 4º ano
22 alunos
Duncan Fox 8 a 12 de janeiro Construção de composição musical a partir de uma história verdadeira ou inventada, através de fontes sonoras convencionais e não convencionais
NORTE AE Freixo de Espada à Cinta 3º ano
25 alunos
Duncan Fox 14 a 19 de maio A definir
NORTE AE Vale D`Este – Viatodos - Barcelos 4º ano
25 alunos
David Harrison 19 a 23 de março Criação de uma composição musical, através da percussão corporal e voz

Este site foi otimizado para os seguintes browsers e versões superiores: Firefox 11 para Mac OS e Windows | Internet Explorer 10 para Windows | Apple Safari 5 para Mac OS | Chrome para Mac OS e Windows