Início

A

tividades

A área da Expressão Dramática / Teatro pressupõe, desde logo, uma prática sistemática e contínua, numa perspetiva de complexificação e gradual progressão de etapas, de modo a promover um desenvolvimento de saberes, das capacidades e competências, individuais e coletivas. Ressalva-se que estas atividades e exercícios não se organizam de forma sequencial, na medida em que a sua evolução acontece pelo aprofundamento do grau de complexidade das propostas e não por uma ordem de importância. Os exemplos de atividades organizam-se tendo em conta os conceitos referenciados nas dimensões selecionadas para o trabalho nesta área.

Independentemente da transversalidade a desenvolver com outras áreas curriculares, torna-se fundamental que os docentes planifiquem esta área de acordo com os saberes, os objetivos, conteúdos e as metas a atingir com as diferentes atividades que realizem em sala de aula.

Neste contexto, sugere-se que as atividades de Expressão Dramática / Teatro desenvolvam progressivamente:

  • Possibilidades expressivas do corpo — unindo a intencionalidade do gesto e/ou da palavra, à expressão de uma intenção integrada em situações, ambientes e ações;
  • Ações ligadas a uma história, a uma ideia e a uma personagem que a coloque perante problemas a resolver: problemas de observação, de equilíbrio, de controlo emocional, de afirmação individual, de integração no grupo, de desenvolvimento de uma ideia.

  Corpo / Movimento

Movimentar-se de forma livre e pessoal.

Explorar as atitudes de:

  • Imobilidade – mobilidade, contração – descontração, tensão – relaxamento;
  • A respiração torácica e abdominal;
  • O movimento global do seu corpo da menor à maior amplitude;
  • Os movimentos segmentares do corpo;
  • As diferentes possibilidades expressivas, imaginando-se com outras características corporais através de diferentes:
  • Atitudes, ritmos, formas corporais;
  • Fatores de movimento (firme/suave; súbito/sustentado; direto/flexível; controlado/livre);

  Voz

Explorar as diferentes possibilidades da voz, fazendo variar a emissão sonora e, progressivamente, ir aliando ao som gestos e movimentos:

  • Experimentar maneiras diferentes de produzir sons;
  • Explorar sons "orgânicos" relacionados com ações quotidianas;
  • Reproduzir sons do meio ambiente;
  • Aliar a emissão sonora a gestos/movimentos;

Explorar a emissão sonora fazendo variar:

  • A forma de respirar, altura do som, o volume da voz, o ritmo, a intenção.

Explorar diferentes maneiras de dizer.

Explorar os efeitos de alternância: silêncio/emissão sonora.

  Espaço

Explorar o espaço circundante.

Adaptar, a diferentes espaços, os movimentos e a voz.

Explorar deslocações simples seguindo trajetos diversos.

Explorar diferentes formas de se deslocar, em locais com diferentes características.

Orientar-se no espaço a partir de referências visuais, auditivas, tácteis.

Deslocar-se em coordenação com um par.

Explorar diferentes níveis (baixo, médio, alto) e explorar mudanças de nível.

  Objetos

Explorar as qualidades físicas dos objetos.

Explorar as relações possíveis do corpo com os objetos.

Explorar as transformações de objetos:

  • Imaginando-os com outras características;
  • Utilizando-os em diferentes situações, ambientes e ações

  Jogos Dramáticos | Linguagem Não Verbal

Utilizar espontaneamente atitudes, gestos, movimentos.

Reagir espontaneamente por gestos/movimentos a:

  • Sons, palavras, ilustrações, atitudes, gestos.

Reproduzir movimentos:

  • Em espelho;
  • Por contraste.

Improvisar individualmente atitudes, gestos, movimentos a partir de diferentes estímulos:

  • Sonoros ou verbais;
  • Objetos reais ou imaginados;
  • Temas.

  Jogos Dramáticos | Linguagem Verbal

Participar na elaboração oral de histórias / ideias.

Improvisar diálogos ou uma pequenas história a partir de:

  • Ilustrações, imagens, sons, sequências sonoras, objetos, temas / ideias.

Participar em jogos de associação de palavras por:

  • Afinidades sonoras e/ou finidades semânticas.

Experimentar diferentes maneiras (contextualizadas por situações, ambientes e ações) de dizer um texto.

Inventar novas linguagens sonoras ou onomatopaicas.

  Jogos Dramáticos | Linguagem Verbal e Gestual

Improvisar palavras, sons, atitudes, gestos e movimentos ligados a uma ação precisa:

  • Em interação com o outro;
  • Em pequeno grupo.

Improvisar palavras, sons, atitudes, gestos e movimentos, constituindo sequências de situações, ambientes e ações recriadas ou imaginadas, a partir de:

  • Objetos, locais, ações, personagens, temas / ideias.

Improvisar situações, ambientes e ações usando diferentes tipos de máscaras.

Este site foi otimizado para os seguintes browsers e versões superiores: Firefox 11 para Mac OS e Windows | Internet Explorer 10 para Windows | Apple Safari 5 para Mac OS | Chrome para Mac OS e Windows