TOPO

Projeta-Me - Caixa de Imagens do Mundo  é uma iniciativa* inserida no Programa de Educação Estética e Artística da Direção-Geral da Educação, que promove um conjunto de ações que estimulam a invenção de imagens visuais, musicais e do movimento do corpo. Através de atividades definidas à volta de objetos existentes numa caixa, pretende-se que as imagens mobilizem ideias, tanto quanto as ideias acionem imagens. A caixa contém um conjunto de recursos visuais, musicais ou de expressão corporal para desenvolver atividades pedagógicas. Este projeto destina-se à educação das crianças do pré-escolar e dos alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico e, através de diferentes linguagens expressivas, procura o desenvolvimento criativo, mediante processos cognitivos multidisciplinares. As atividades apelam à construção de imagens, à descoberta de sensações, numa aventura pelo conhecimento que a relação entre o eu e os outros projeta no mundo.

* Iniciativa inscrita no Plano 21|23 Escola+ (plano de recuperação das aprendizagens). Aceda aqui ↗ ao roteiro Projeta-Me
«Peregrinação»

Projeta-Me  é um recurso pedagógico assente no conceito de caixa, para desenvolver atividades que exploram os domínios da Educação Artística e das suas Aprendizagens Essenciais¹.

Caixa de  recursos de diferentes sistemas expressivos (visual, musical e corporal). As ações a realizar devem contextualizar e vivenciar conhecimentos, ampliar competências e aprofundar conexões que agregam os diferentes domínios artísticos.

Imagens enquanto conceito que não se refere apenas à visão, pois as imagens podem ser visuais, sonoras, corporais ou de muitas modalidades sensoriais².

do Mundo,  remetendo para a realidade da criança, quando relaciona e explica as imagens que constrói, e atribui padrões de sentidos e significados para apreender o mundo envolvente.

¹ Aprendizagens Essenciais | Articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: Educação Artística-Artes Visuais/Dança/Expressão Dramática - Teatro/Música e Educação Visual/Educação Musical.

² “A palavra imagem não se refere apenas às imagens ‹visuais›, e não se refere apenas a objetos estáticos. A palavra imagem também se refere às imagens sonoras, tais como as causadas pela música ou pelo vento, e às imagens somatossensoriais”. DAMÁSIO, António. O Sentimento de Si. Corpo, Emoção e Consciência (1999). Lisboa: Temas e Debates - Círculo de Leitores, p. 378.

«O Banho»

Projeta-Me  é um conjunto de recursos organizado numa caixa, com transparências e objetos. As transparências com imagens diversas, impressas em folha de acetato, são para recorte e uso em retroprojetor. Estas imagens apelam à projeção — pela luz, transparência, ampliação, escala, cor, movimento, forma, textura, sobreposição, oposição — e procuram a representação de significados e narrativas. Pretende-se que as imagens, projetadas com transparências, agreguem a projeção e a produção de sons com objetos, e simultaneamente envolvam movimentos do corpo e performances, para inventar e navegar no espaço envolvente.

«A Caixa»

01

Como usar

Materiais e Ações para a preparação e utilização do recurso

02

Sala Escura

Exemplificações de utilização

03

Foi assim...

Registos de sessões Projeta-Me

04

Projeta-Me em Rede

Notícias, ações de formação, divulgação e publicações Projeta-Me

Contactos

Equipa de Educação Artística
Direção-Geral da Educação
Av. 24 de Julho, n.º 140
1399-025 Lisboa, Portugal
↗  +351 213 936 861
↗  eea@dge.mec.pt